Luto
Procurador do Estado José Vitor Gargaglione morre aos 60 anos após luta contra câncer
Compartilhe:
O procurador do Estado José Vitor Gargaglione faleceu na madrugada desta quinta-feira (5), em Cuiabá. Gargaglione foi diagnosticado com câncer de bexiga em 2016 e morreu aos 60 anos. Ele já atuou como corregedor da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e recebeu diversas homenagens durante sua carreira.
Ex-procurador geral na gestão Dante de Oliveira, José Vitor é considerado um dos mais experientes e respeitados procuradores do Estado. Também foi subprocurador, defensor geral e corregedor da Procuradoria Geral do Estado (PGE) por quatro vezes.
Durante sua carreira ele recebeu diversas homenagens, entre elas uma honraria concedida pelo então governador Silval Barbosa, pelo seu sucesso nos tatames e por ajudar a introduzir o jiu-jitsu no Estado.
Ele era conhecido por sua preocupação em levar uma vida saudável, cuidava da alimentação e praticava esportes. Gargaglione veio do Rio de Janeiro para Mato Grosso em 1980 e foi um dos responsáveis por introduzir o jiu-jitsu no Estado.
A relação do procurador com o jiu-jitsu é tão forte, que ele, inclusive, foi casado com uma descendente da família Gracie, o “clã” que difundiu a arte marcial no Brasil e criou o que hoje se chama de Brazilian Jiu-jitsu, uma das técnicas mais usadas nos octógonos das Artes Marciais Mistas (MMA, em inglês) pelo mundo.
Ele cursou direito na Universidade Federal de Mato Grosso e no serviço público atuou por quase 30 anos, recebendo também várias homenagens por seu trabalho. Já no ano de 2016 ele foi diagnosticado com câncer de bexiga. Ele faleceu na madrugada de hoje e está sendo velado na Capela Jardins, sala Tulipas, desde as 8h de hoje (5).
O Governo do Estado emitiu uma nota de pesar, lamentando a morte do procurador:
NOTA DE PESAR
“Mato Grosso perde um dos seus maiores juristas e professor”, lamenta procuradora geral
A procuradora-geral do Estado, Gabriela Novis, lamenta a morte do ex-procurador-geral do Estado, José Victor Gargagline, 60 anos. Ele comunicou em 2016 que enfrentava um câncer. “Mato Grosso perde um dos seus maiores juristas e professor. Apaixonado pela advocacia pública, foi grande defensor dos Direitos Humanos, das mulheres e das crianças”, disse a procuradora-geral.
Gabriela Novis reforçou a contribuição dele para os avanços conquistados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Conforme a procuradora, os membros da instituição estão consternados com a morte de Gargaglione.
Formado em Direito pela UFMT, José Victor foi procurador-geral do Estado e Corregedor-geral da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Na PGE, também assumiu o Subprocuradoria-geral Judicial, Sub-procuradoria Administrativa, além de ter chefiado a extinta Procuradoria Judiciária, que deu origem à Defensoria Pública.
Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso, membro de comissões de Defesa dos Direitos Transindividuais, Difusos e Coletivos, e do Conselho De Defesa da Criança e do Adolescente.
Gargaglione participou do projeto de Jurisprudência pela Igualdade e combateu qualquer discriminação de gênero. Ele também atuou como professor nas Escolas Superiores do Ministério Público e da Magistratura, faculdades de Direito e Escolas Preparatórias para Concursos e foi incentivador da criação da Escola Superior de Advocacia Publica.
O velório está sendo na sala Tulipas da Capela Jardins, em Cuiabá. O sepultamento será no cemitério Parque Bom Jesus.
A Associação dos Procuradores de Mato Grosso também se manifestou e lamentou a morte. Veja:
“A Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat) vem a público manifestar seu profundo pesar pelo falecimento do procurador do Estado José Vitor Gargaglione.
Profissional exemplar, grande professor, amigo querido, pai e avô amoroso, Zé Vitor, como era chamado pelos colegas, deixa ensinamentos e exemplos que nunca serão esquecidos, em reconhecimento ao imenso legado deixado por ele na Procuradoria Geral do Estado (PGE). Uma de suas principais marcas foi a luta intransigente pelas causas associativas.
Enlutada, a Apromat expressa sua solidariedade e seu desejo de conforto aos amigos e familiares”.